Recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, confirmado pelo Portal Verdade&Expressão e divulgado pelo Tamandaré Notícias, indica que a administração Gerson Colodel tem mais de 72 % de aprovação segundo avaliação da população. A pergunta inevitável em face dos dados é: o quanto o índice pode influenciar nas eleições de 2024?
Para refletirmos sobre isso, é preciso análise de outros dados que também se extraem da mesma pesquisa.
Para saber a intenção de votos do eleitorado tamandareense se a eleição para prefeito fosse hoje, o Paraná Pesquisas criou três cenários. No primeiro, foram apresentadas oito opções: Cezar Manfron, Vilson Goinski, Tonhão da Saúde, Daniel Lovato, Professor Piva, Fernando Tanck, Jucie Parreira e Sargento Givanildo.
Neste cenário, verifica-se uma situação de empate técnico entre Manfron (16,9%), Goinski (15,4%), Tonhão (15,2%) e Daniel Lovato (12,6%), considerando que a margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Na sequência aparecem Piva (11,7%), Tanck (11,3%), Jucie (2,3%), Sargento Givanildo (1%), não sabe/não respondeu (6,2%) e abstenções (7,4%).
No segundo cenário, foram apresentados somente Manfron, Daniel Lovato, Piva e Tanck. Neste quadro, Cezar Manfron aparece com 27,2% e Daniel Lovato sobe para a segunda posição com 21,4%. Piva e Tanck aparecem tecnicamente empatados, com 16,5% e 15,4% respectivamente. Brancos e nulos totalizam 11,3% e não sabem, 8,2%.
No cenário 3, sem Manfron e com Goinski, Piva (18,1%) e Tanck (17,5%) se mantém na segunda e na terceira posição, respectivamente. Goinski e Daniel Lovato aparecem empatados dentro da margem de erro. O ex-prefeito soma 24,3% das intenções de votos (entre 19,8% e 28,8%, segundo a margem de erro de 4,5%). Já o atual vice-prefeito aparece com 22,2% (entre 17,7% e 26,7%, segundo a margem de erro de 4,5%). Não sabe/não respondeu e abstenções totalizam 17,9%.
Os três cenários em conjunto demonstram que, embora as intenções de voto estejam bem distribuídas, o maior número está concentrado em pré-candidatos aliados de Gerson Colodel. O que pode ser reflexo do índice de aprovação do atual prefeito. De qualquer forma, seja pela excelente avaliação da atual gestão, seja pela simpatia do eleitorado por esse ou aquele candidato, os números apontam um caminho árduo para a oposição percorrer, faltando um ano para as eleições.
Por outro lado, observa-se que os índices da pesquisa favorecem Daniel Lovato, que embora não apareça liderando nenhum dos cenários, pontua bem nas três amostras. No cenário 3, com a ausência de Manfron, o vice-prefeito empata tecnicamente com o primeiro colocado. Neste ponto, vale considerar que Cezar Manfron e Daniel Lovato sempre foram aliados políticos, o que pode facilitar uma nova parceria entre os dois.
Outro fator que pode favorecer Lovato é o índice de rejeição dos candidatos que virtualmente lideram os cenários da pesquisa. É certo que não foi divulgado este levantamento específico, mas é possível presumir que o atual vice-prefeito tenha menor rejeição do que os concorrentes. Primeiro, porque Lovato faz parte da administração que, segundo o levantamento do Paraná Pesquisas, tem a aprovação de mais de dois terços da população. Segundo, porque as eventuais críticas contra a administração, em regra, são absorvidas pelo próprio prefeito. E terceiro, porque o vereador Cezar Manfron e Vilson Goinski já foram prefeitos, o que pode indicar maior índice de rejeição por parte da população.
De todo modo, se espera que a declaração de apoio do prefeito Gerson Colodel seja fator determinante para o estabelecimento dos próximos cenários eleitorais em Almirante Tamandaré. Certo é que, até as eleições de 2024 muitas coisas vão acontecer, mas o xadrez eleitoral já começou.
Vamos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.