Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mercados

Taxação da Shein e Shopee: Receita diz que "não volta atrás" em cerco a sites asiáticos


Compras internacionaisCompras na Shein e Shopee abaixo de US$ 50 serão taxadas? Entenda o que deve mudarEmpresas estão na mira do governo, que é pressionado pelo varejo brasileiro; mudança vai taxar todas as remessas internacionais e aumentar a arrecadação

Arrecadação

Ebook GratuitoComo declarar investimentos no Imposto de RendaCadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

De acordo Barreirinhas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu a ele a meta de fechar essas brechas. Haddad já classificou distorções tributárias, fraudes, planejamentos e privilégios para setores específicos como “jabutis tributários”. O comandante da Receita Federal disse que está bastante “confortável” com o potencial de arrecadação.

Ele estimou essas receitas em cerca de R$ 155 bilhões, que serão usadas pelo governo para garantir as previsões de despesas e zerar o déficit das contas públicas em 2024. Ele disse que os cálculos são conservadores.

O secretário ponderou que não haverá recuo na estratégia do ministro da Fazenda de ir atrás dos “jabutis”. “Posso garantir que temos convicção total de que não voltaremos atrás em relação a metas. Medidas pontuais podem ser revistas ou alteradas, sem mudar resultado final”, disse ele.

Leia também

Compras internacionaisShein e Shopee taxadas? A taxação é na empresa ou no consumidor? Veja perguntas e respostasGoverno anunciou que vai acabar com isenção de imposto para remessas internacionais que é usada como brecha por e-commerces estrangeiros; entenda a polêmica

Reações

Apesar da reação negativa de consumidores nas redes sociais, o secretário da Receita disse ter recebido elogios de empresas de comércio eletrônico nacionais.

“Muitas das empresas já vieram a público apoiar a medida”, declarou o secretário. Atualmente, varejistas brasileiras e estrangeiras com filiais no país reclamam de concorrência desleal de sites asiáticos que enviam mercadorias com remetente de pessoa física e fracionam encomendas para serem isentas.

Barreirinhas reiterou que o novo arcabouço fiscal, que deverá ser enviado ao Congresso nesta terça-feira (18), não prevê aumento de impostos, mas o fechamento de algumas brechas para o não pagamento de tributos. O secretário afirmou que algumas medidas para aumento de arrecadação já foram anunciadas e outras serão divulgadas no segundo semestre.

Leia também

Novas medidasGoverno fecha cerco para taxar Shein, Shopee e AliExpress: como isso afeta as ações das varejistas brasileiras?Goldman Sachs destaca ter uma visão positiva principalmente para Lojas Renner, enquanto Via, Magalu e Mercado Livre também devem ser beneficiadas

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

Consumo Mercados Política Aliexpress Impostos Receita Federal Shein Shopee

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!