Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Opinião

Dieta com ovos de ema não agrada Kim Kataguiri

Questão de Opinião / Agnaldo Borcath


Sem encontrar solução para a elevação do preço dos alimentos, nem para a queda na aprovação do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu se tornar um divulgador de receitas para melhorar o vigor do povo brasileiro. Nesse papel, Lula deu uma breve aula sobre ovos de galinha, de pata, de ema e de jabuti. Concluiu afirmando que ovos de galinha servem bem aos jovens, porém para trazer sustança aos mais velhos, o melhor mesmo é o de ema.

Cabe dizer que Lula não defendeu a tese sem um belíssimo argumento de autoridade. No caso, a autoridade empírica de um senhor de 79 anos de idade que adotou a nova dieta depois de ter experimentado ovos de todos os tipos e tamanhos. Aliás, o presidente é tão incansável em suas pesquisas sobre nutrição, que continua a procura do ovo perfeito. Em breve, segundo ele, irá experimentar ovos de jabuti e trará novidades ao povo brasileiro sobre os efeitos da especiaria para o organismo humano.

Por falar em efeitos dos ovos para o organismo, se a dieta de Lula for aderida pelo povo, as varandas nas casas brasileiras se tornarão ainda mais necessárias. Quem não entendeu a referência busque na internet uma fala do próprio presidente sobre a relação do espaço da varanda com flatulências domésticas ocasionais.

Voltando ao tema alimentação com sustança, o Deputado Federal Kim Kataguiri não gostou nada das dicas alimentares de Lula e acionou a PGR contra o presidente "sommelier" de ovos. Não que o parlamentar tenha restrição ao alimento em si. Ovos, inclusive, são muito apreciados na culinária do Japão, país do qual Kim possui ascendência. O problema para o deputado do União Brasil é que, na visão dele, Lula cometeu crime ambiental ao afirmar que se alimenta com o derivado das emas.

Kataguiri, atual defensor ferrenho do meio ambiente (pelo menos nesse caso), entende que a atitude do presidente se enquadra no artigo 29, inciso III, da Lei de Crimes Ambientais, que imputa crime, punível com detenção e multa, a quem, entre outras condutas, utiliza ovos de animais da fauna silvestre provenientes de criadouros não autorizados ou sem a permissão de autoridade competente.

Curioso é que Kataguiri noticiou à PGR o suposto crime cometido por Lula na mesma semana em que o Procurador Geral da República, Paulo Gonet, apresentou denúncia contra Jair Bolsonaro por suposta liderança de um golpe de Estado. Cito isso, porque um pensamento me ocorreu: já imaginou se tivéssemos no Brasil um ex-presidente preso por organizar uma conspirata militar e o atual presidente voltando ao xilindró por comer ovo de ema?

Quanto à notícia de crime feita por Kim Kataguiri é preciso considerar que o artigo 29, no seu parágrafo 2º, diz que "no caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena". Ou seja, se o tutor de uma ema ou de um jabuti decidir consumir os ovos dos animais, existe margem para a Justiça decidir pela não punição. Por outro lado, o próprio inciso III, do mesmo artigo, indica ser crime o consumo, se os ovos forem extraídos diretamente da natureza ou de criadouros clandestinos.

Assim, considerando que a criação de emas no Palácio da Alvorada tem a autorização dos órgãos responsáveis, o consumo dos ovos dos animais, em princípio, não seria crime.

"Juridiquês" à parte, duas coisas nessa história me deixam profundamente sensibilizado: o empenho de Lula em ajudar o povo brasileiro com dicas culinárias e a ocasional preocupação de Kim Kataguiri com a pauta ambiental. Pena para o presidente, que suas orientações esbarram no alto preço dos ovos. O brasileiro está com dificuldade para comprar ovos de galinha, que direi para criar legalmente emas para produzam ovos para o consumo?

Quanto ao Kim, estou certo de que não acionou a PGR por mero arroubo da juventude, ele quis tirar proveito político da situação, pois burro o líder do MBL não é. Ruim para ele é que a tese levantada para tentar condenar Lula carece de base legal.

Ema, ema, cada um com seu problema!

Por fim, quero deixar umas dicas, de graça, para Lula e Kataquiri: trabalhem mais para que o povo tenha condições de escolher pelo ovo ou por qualquer outro alimento e deixem estas questões mais "relevantes" para alguém como a Ana Maria Braga. Ela entende mais de receitas a base de ovos do que vocês.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!