O percurso faz parte do programa estadual Pedala Paraná e está repleto de desafios, belezas naturais, pontos turísticos e estrutura para os atletas. No último domingo, 16, com a presença de mais de 600 ciclistas, foi inaugurada a Ciclorrota Capocuense, caminho que colocou Fazenda Rio Grande na lista das 57 cidades paranaenses que possuem um percurso exclusivamente pensado para quem anda de bicicleta, desenvolvido em parceria com o programa estadual Pedala Paraná.
Divulgação
Com passagem por pontos turísticos do município e por pontos estratégicos de apoio para os ciclistas, a ciclorrota fomenta o turismo, a prática esportiva e o desenvolvimento econômico da cidade. Como salienta o diretor de turismo, Jonathan Barbosa. "Eu prefiro o termo cicloturismo, pois isso é algo que vai ficar permanente para a cidade. Com toda a sinalização e segurança para quem passar por nosso Caminho", completa.
Divulgação
Para os fazendenses amantes do ciclismo, essa conquista também representa o fortalecimento desta prática esportiva na região. Fator comemorado pelo presidente da Associação Fazendense de Ciclismo (AFP), Roberto Pereira. "A rota passa por pontos que até os fazendenses não conhecem, como a Igreja de Santo António, que tem mais de 100 anos, pela Igreja Ucraniana do Passo Amarelo, pelo Seminário do Padre Léo. É algo fantástico para a cidade", finaliza.
Divulgação
Luiz Henrique Martins, coordenador estadual do Programa Pedala Paraná, ressaltou a importância de Fazenda Rio Grande integrar o programa. "Fazenda, além de estar crescendo muito, ainda está bem pertinho da capital Curitiba, que não tem a oportunidade de ter uma ciclorrota, por ser mais urbana, então aqui irá atrair muitos ciclistas e as paisagens são muito bonitas, eu já tive a oportunidade de conhecer, e essa rota tem um nível super alto para o ciclista", revela Luiz.
Os inúmeros empreendimentos no trajeto da ciclorrota possibilitam que os atletas tenham facilidade no acesso, pois oferecem apoio para que possam descansar, para tomar uma água ou fazer um lanche e então seguir seu caminho. Você pode ter mais informações sobre o percurso neste link: https://www.esporte.pr.gov.br/PedalaParana/Pagina/Fazenda-Rio-Grande
Divulgação
Rafael Giarolo, de 11 anos, estava animado para estrear o Caminho Capocuense. Ele veio participar junto com seu pai do evento. "Eu ando de bike quase todo dia. O evento está bem legal com toda organização. Importante termos um lugar para andar com segurança", explicou o jovem ciclista. E ainda completou dizendo que não tem limite de idade para quem quer praticar o esporte.
Para o orgulho do pai, Alcedir Giarolo, que ressaltou a importância do ciclismo também para aproximar as famílias. "Eu sou atleta, já participei de algumas provas. Mas é muito bom ter uma rota bem demarcada, para quem quer esquentar o corpo no final de semana. É uma rota leve e que acaba juntando as famílias e os amigos para atividade física".
A Ciclorrota Capocuense tem um percurso de aproximadamente 34 quilômetros e um grau de dificuldade considerado leve, de acordo com os organizadores. Um passeio para toda família e que valoriza ainda mais o município que mais cresce no Paraná.