Almirante Tamandaré tem 133 anos, mas o Hino do Município foi oficializado em 1993, ou seja, há 30 anos atrás, na gestão do então prefeito Arcidíneo Félix Gulin (Cid Gulin). O Projeto de Lei N° 246 foi encaminhado, lido e aprovado pela Câmara Municipal, que na época era presidida pelo vereador João Carlos Bugalski.
A letra é de de autoria de Harley Clóvis Stocchero, a melodia é de Paulo Rodrigo Tosin.
O Hino foi lançado em um evento organizado pela Prefeitura em um dos prédios mais históricos do município, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde, ao lado de outro prédio histórico que mais tarde receberia o seu nome.
Coincidência ou não, o poeta, escritor, advogado e funcionário público, seu Harley, faleceu no mesmo dia e mês (26/03/2005) que se inaugurou o prédio da Antiga Prefeitura, em que hoje se localiza a Biblioteca que leva seu nome. Sua história é tão grande, que carregou sua origem, no contexto honroso de fazer parte da Academia Paranaense de Letras, na qual foi o 5º ocupante da Cadeira Nº 6.
LETRA DO HINO
"No teu céu, que é tão belo e azul, Brilha sempre o Cruzeiro do Sul; quando Deus ao compor o Universo, fez aqui o seu mais belo verso; e ao pintar também a natureza, pôs mais cor no pincel, com certeza. Nas tuas matas, no morro ou restinga, nasce, cresce e dá mel bracatinga, que, aliada à extração mineral, sua lenha vai produzir cal, desta terra maior produçãoque é exportada por toda a Nação.
Almirante Tamandaré, o teu povo tem força e tem fé, conservando, na sua tradição, Nossa Mãe, Virgem da Conceição.
Da união do minério e o trabalhopor igual produzimos calcário. Tendo aqui sempre boa produção nosso milho, a batata e o feijão; também forte é nossa lavoura o repolho, o tomate e a cenoura. O Tingui nos legou o amor que preserva o riacho e a flor; gralha azul nos plantou o pinheiro, que cresceu par ao céu, altaneiro; e os gorjeios de nosso sabiá tem beleza que em outros não há. Nesta terra abençoada e feliz vive um povo que ora e prediz a grandeza de Tamandaréno valor do trabalho e da fé.
Almirante Tamandaré, o teu povo tem força e tem fé, conservando na sua tradição, Nossa Mãe, Virgem da Conceição".