Áreas PAR14 e PAR15, que fazem parte da estrutura de movimentação de granéis sólidos, serão arrendados pela empresa Portos do Paraná. Porto de Paranaguá é conhecido como o maior porto graneleiro da América Latina.
Divulgação
As áreas PAR14 e PAR15 do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, serão leiloadas no dia 30 de abril na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (11).
Os espaços fazem parte da estrutura de movimentação de granéis sólidos e serão arrendados pela empresa Portos do Paraná.
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Segundo o governo, os leilões devem atrair mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos para o estado.
A previsão é que a modernização das estruturas amplie a movimentação de cargas. A capacidade do PAR14 deve passar de 170 mil para 323 mil toneladas de granéis sólidos vegetais, enquanto o PAR15 deve saltar de 115 mil para 191 mil toneladas anuais.
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Estruturas e investimentos
O PAR14 ocupa uma área de 82.436 m² e terá um contrato de exploração de 35 anos, segundo a Portos do Paraná.
O leilão será vencido pela empresa que oferecer o maior valor de outorga. Estima-se que, entre investimentos e aporte financeiro, o certame gere ao menos R$ 980 milhões, explicou o governo.
A concessionária vencedora terá um prazo de sete anos para implantar melhorias, incluindo a interligação com o Moegão (sistema exclusivo de descarga ferroviária) e a construção do novo Píer T, que contará com um sistema moderno de despoeiramento, torre de transferência, elevador de canecas e balança de fluxo.
Ainda conforme o governo, algumas dessas melhorias precisarão ser implementadas em um prazo menor, especialmente as novas linhas transportadoras com capacidade nominal de 2 mil toneladas/hora.
Portos do Paraná vai leiloar duas áreas em abril
Claudio Neves/Portos do Paraná
O PAR15, com 43.279 m² de área, também terá concessão por 35 anos e um prazo de cinco anos para concluir os investimentos previstos, que somam R$ 601 milhões, segundo o governo.
O arrendatário deverá aprimorar o sistema de recepção rodoviária, garantindo a movimentação de pelo menos 2,2 milhões de toneladas anuais. Também deverá instalar quatro novas balanças e dois novos tombadores, além de contribuir com a implantação do Píer T.
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