Especialista explica e deixa dicas de higiene bucal para prevenir os tártaros ou cálculos dentais Como tratar e evitar os tártaros nos dentes?
Reprodução/Envato
Os tártaros são aquelas massas brancas que ficam entre os dentes e são mais resistentes na higienização, sendo difíceis de remover até mesmo com o fio dental. A Dra. Flávia Sukekava, periodontista, explica quais são os tratamentos para essa queixa e como evitar os tártaros. Confira, a seguir:
Qual é a diferença entre tártaro e placa bacteriana?
Placa bacteriana é o acúmulo de bactérias, alimentos e outras substâncias que passam pela boca. Elas se juntam e formam uma película branca que fica presa entre os dentes.
Segunda a especialista, o tártaro, clinicamente chamado de cálculo dental, é o acúmulo dessa placa bacteriana morta. Devido à ação da saliva e de alimentos que passam pela região, essa placa é mineralizada e se adere firmemente à superfície dentária.
Por conta dessa alta aderência, a higiene bucal é prejudicada, já que a "massa" dificulta o acesso ao dente. Assim, o tártaro pode ser o responsável por aumentar inflamações gengivais, que vão evoluindo em direção à raiz dos dentes e podem levar à perda deles.
Devido a esses riscos, é imprescindível procurar auxílio para tratar e remover os cálculos dentais. E a periodontista explica qual é a melhor forma de realizar essa remoção.
O que fazer quando estou com tártaros?
A remoção do cálculo por profissional treinado, é sem dúvida, a melhor e mais indicada opção.
Isso acontece porque, devido a dificuldade de remover em casa, o paciente pode acabar se machucando ou piorando a situação. A doutora reforça que, mesmo com aparelhos vendidos pela internet que prometem ajudar na extração do cálculo, devem ser evitados.
Assim, o tratamento mais indicado é em consultório com o seu dentista. Podendo ter o caso acompanhado nas consultas frequentes com indicação semestral. Porém, para além de remover, é muito importante pensar em evitar o surgimento desse problema bucal.
Como evitar a formação de tártaros?
A especialista indica uma principal prevenção para a formação de cálculo dental: higienizar corretamente os dentes, escovando e passando o fio dental para remover toda a placa bacteriana acumulada.
A prevenção da formação de cálculo está estritamente ligada à capacidade de limpeza das superfícies dentárias!
Para ajudar nessa tarefa, a Dra. Flávia também indica a linha bluem de oral care como apoio. Em especial, os produtos a seguir:
O creme dental bluem, que possui a tecnologia de liberação de oxigênio ativo, colabora com a eliminação de bactérias. Também, por promover um hálito mais fresco, o creme ajuda na constância do hábito de higiene bucal.
O enxaguatório bluem, também composto com oxigênio ativo, facilita a eliminação das bactérias que não foram eliminadas pela ação manual da escovação.
Conheça mais sobre a inovação bluem e transforme o seu sorriso