21/02/2025 +55 41996924592

Geral

A NOTICIA A UM CLIQUE

Curitiba tem único Banco de Multitecidos Humanos no Brasil e auxilia recomeços de pacientes de diversos estados; conheça

.

Por Tamandaré Notícias 16/02/2025 às 04:45:33
Local é referência no país e trabalha com todos os tipos de tecidos para transplante, como pele, córnea e válvulas cardíacas. Há 11 anos, Renata e Pedro viram a vida por um fio após serem atingidos por explosão e terem queimaduras gravissímas

Reprodução/RPC

Depois de sofrerem graves queimaduras após a explosão de um sistema de gás, o médico Pedro Sferelli e a filha, a também médica Rafaela Sferelli, se viram diante de um cenário em que tinham apenas 2% de chances de sobrevivência.

Apesar de difícil, a recuperação foi possível graças ao único banco de tecidos humanos do Brasil, que fica localizado em Curitiba.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

? Siga o canal do g1 PR no Telegram

O acidente foi em em 2014. Pai e filha foram resgatados em estado gravíssimo, com queimaduras por toda a parte. Pedro, por exemplo, teve 70% do corpo queimado.

"Eu tive 70% do corpo queimado – membros superiores, toráx e especialmente as pernas... Nós chegamos a ter somente 2% de chance de vida durante dois meses", relata Pedro.

Pedro e Renata ficaram meses internados na UTI por conta de queimaduras.

Arquivo pessoal

Após meses internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e diversas cirurgias, os dois atualmente vivem sem sequelas.

Pai e filha lembram que o tratamento que enfrentaram envolveu autoenxerto – quando um pedaço de tecido é transferido de uma parte do corpo para outra – e transplante de pele, a partir de materiais do Banco de Multitecidos da capital.

Locado no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o banco trabalha com todos os tipos de tecidos para tranplante, como pele, ósseos, córnea e válvulas cardíacas. Os materiais são captados a partir de doações de pessoas que faleceram, autorizadas pelas famílias.

O local é referência no país e, em 2024, contabilizou 552 tecidos captados, que beneficiaram mais de 700 pacientes em nove estados do Brasil.

"Com uma única doação de um ente querido, em que a família se solidarizou e doou os orgãos, diversas pessoas vão se beneficar, melhorando e cuidando da vida dessas pessoas", reforça Leon Grupennmacher, médico-chefe do Banco de Multitecidos.

Leia também:

'Vai viver apanhando de mim': Câmera registrar som de agressões de mãe contra filha

Caso Marcelo Arruda: Jorge Guaranho deixa Complexo Penal e vai para prisão domiciliar

Golpe: Polícia apreende tratores de enchentes no RS que eram vendidos como novos no PR

Banco de tecidos em Curitiba permite recomeço a pacientes

Entenda como funciona o Banco de Multitecidos

Quando os materiais chegam ao hospital, eles passam por um equipamento que faz a desinfecção e os procedimentos necessários para que o tecido possa ser doado.

No laboratório, os tecidos são processados e, ao contrário dos órgãos, podem ser armazenados, na espera de serem doados, pelos seguintes períodos:

Córnea - 14 dias;

Tecido ocular - 4 meses;

Tecidos cardiovasculares - 1 ano;

Pele - 2 anos;

Ossos - 5 anos.

O Banco também é o único do país que faz doações de válvulas cardíacas e recebe doações de diversas regiões.

Em média, 15 pacientes por mês recebem válvulas de Curitiba, a maioria recém-nascidos.

Curitiba abriga o único banco de multitecidos do Brasil

Gleison Luz/Fundhacre

*Com colaboração de Matheus Karam, estagiário do g1 Paraná, e supervisão de Mariah Colombo e Caio Budel.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.
Comunicar erro
Comentários