Conforme o site Time and Date, eclipse pôde ser visto por cerca de 2 horas na cidade. Para fazer registro, Roberto Lemos usou filtro especial. Morador de Foz do Iguaçu registra eclipse solar anular
O fotografo Roberto Lemos, morador de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, registrou o eclipse solar anular na tarde deste sábado (14). Assista ao vídeo acima.
Nas imagens, feitas com filtro especial, é possível ver o momento em que a lua encobriu parcialmente o sol.
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Desta forma, o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, é criado o chamado "anel de fogo" no céu.
Conforme o site Time and Date, o eclipse pôde ser visto por cerca de 2 horas na cidade, no período da tarde. O ponto alto do eclipse em Foz do Iguaçu foi às 16h45.
Fotógrafo registra eclipse solar anular em Foz do Iguaçu
Roberto Lemos
Leia também:
Cataratas: Com vazão 4 vezes acima do normal, passarela próxima às quedas está fechada
Polícia: 'Drogou ela', diz delegado sobre suspeito de matar e esquartejar idosa
Curitiba: Cliente é filmado xingando frentista de 'macaco' e 'nordestino dos inferno
No Brasil todo, o eclipse anular do sol pôde ser acompanhado neste sábado. Nas regiões norte e nordeste, foi possível ver o eclipse completo.
O próximo eclipse solar anular será em 2 de outubro de 2024, mas será visto somente no extremo sul da América do Sul e em áreas no Oceano Pacífico.
Eclipse solar anular no Brasil
Luisa Rivas/Arte g1
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.