Confira as dicas para aproveitar uma das datas mais importantes do comércio nacional Quando um ano começa, uma data que todos comerciantes e consumidores já deixam marcada no calendário é a Black Friday. Enquanto os clientes ficam ansiosos aguardando a data para comprar algum produto que desejam por um preço mais acessível, quem trabalha com vendas espera o momento para ter, possivelmente, o melhor dia de lucros do ano. Afinal, a Black Friday é uma das datas que mais movimenta a economia. Em 2022, o faturamento do comércio brasileiro pela internet somou cerca de R$ 3,1 bilhões. Para esse ano, a tendência é que esse número aumente. Essa é uma oportunidade única que comerciantes têm para dar um impulso no seu negócio. E quanto mais cedo começarem a se preparar para a Black Friday, maiores são as chances de transformar a data em novas vendas. Para isso, é preciso seguir uma série de estratégias que vão te ajudar a atingir os resultados que você deseja. Nós separamos algumas dicas de como você pode se destacar na data. Acompanhe: Descontos e promoções O principal motivo que faz a Black Friday ser uma data tão esperada por clientes são os descontos e as promoções. Mas, para não só conquistar o cliente, como também ganhar a confiança dele, é fundamental que esses descontos sejam reais. Tem sido comum vermos empresas que aumentam o preço dos seus produtos e serviços antes da Black Friday, para depois anunciar descontos que não são verdadeiros. Com a internet e as redes sociais, os clientes estão cada vez mais atentos a essas práticas. E não apenas se trata de uma prática antiética. Atitudes assim fazem com que a empresa perca toda a credibilidade com o cliente e com o mercado. Controle de estoque O bom de se preparar com antecedência para eventos e datas importantes como a Black Friday, é que você se coloca à frente da concorrência e evita que ocorram alguns problemas que podem ser comuns nessa época, como a falta de estoque. Você precisa saber com o máximo de antecedência como anda o seu estoque, seja em sua loja física ou digital. Identifique quais são os produtos que você pode oferecer desconto, quais estão em liquidação e aqueles que já estão fora de linha. Você não vai querer ter produtos em falta nesse período. É melhor ter produtos sobrando do que o cliente não achar o que quer na hora que for comprar com você. Infraestrutura O seu site e a sua loja estão preparados para receber um aumento nos visitantes? Certifique-se de que tudo se encontra em condições ideais para que o seu cliente tenha uma ótima experiência com a sua marca. Marketing Essa é uma dica que vale para todo o ano, mas que em datas comemorativas ganha ainda mais relevância: o marketing. Crie campanhas criativas e engajadoras para chamar a atenção dos clientes na internet e nas redes sociais.