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G1

QUEBRANDO BARREIRAS: Projeto na Escola Elírio leva Língua Brasileira de Sinais a todos os alunos

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Na rede municipal, há professores intérpretes exclusivos para crianças que fazem uso da LIBRAS. A imagem mostra 8 crianças, sendo 5 meninas e 3 meninos, alinhados e sorrindo para a foto. Cada uma delas faz o sinal que corresponde a uma letra em LIBRAS para formar a palavra INCLUSÃO.

Divulgação

Ao perceber a curiosidade das crianças sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para se comunicarem com uma aluna surda, a equipe da escola Escola Municipal Elírio Alves Pinto, no Jardim Primavera, tomou a iniciativa de levar o conteúdo de LIBRAS a todos os alunos. O projeto começou há cerca de um mês e ocorre por meio de uso de vídeo semanal em sala de aula com a apresentação de novos conteúdos/sinais. A estratégia pretende derrubar a barreira de comunicação entre as pessoas, de modo que a escola toda possa se comunicar com a aluna surda, além de proporcionar aos alunos o acesso a novos conhecimentos para uma sociedade cada vez mais acolhedora e inclusiva.

Na Elírio, espaços da unidade, como banheiros, contam com identificação em português e em LIBRAS. Há ainda um amplo painel com diversos sinais úteis para a comunicação diária. De acordo com a equipe da escola, o objetivo principal é buscar que as demais crianças possam se comunicar diretamente com a aluna surda, sem, obrigatoriamente, precisar da mediação pelo profissional de apoio. O relato das diretoras Jackeline Tazoe e Aline Gabriele Baur é de que a aluna em questão está muito feliz ao ver os colegas interessados em conhecer e fazer uso da LIBRAS.

A produção dos vídeos utilizados na unidade fica por conta da professora Vanessa de Lima Antunes, que, além de intérprete de LIBRAS, é profissional de apoio da aluna surda na adaptação necessária dos conteúdos escolares. A gravação em vídeo foca em vocabulários importantes para conversas, brincadeiras e outras situações que possam ser necessárias dentro da rotina escolar. Os vídeos são disponibilizados via internet e os alunos assistem nas salas, às quartas-feiras, no início da aula. Atualmente, são cerca de 350 alunos matriculados nesta unidade. Os conteúdos em LIBRAS também chegam aos trabalhadores da unidade por meio de grupos de WhatsApp.

REDE MUNICIPAL – Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), há uma orientação para que o conteúdo sobre LIBRAS possa estar na prática diária de todos os alunos da rede municipal, mas o objetivo inicial é sempre o de atingir a turma onde há a criança que se comunica em LIBRAS para, depois, chegar a outros espaços. Na rede municipal local, os intérpretes de LIBRAS são professores. Logo, ao contrário de outros municípios, são profissionais com ensino superior, além de terem a formação comprovada em banca para esta função.

Esses intérpretes são exclusivos para crianças que fazem uso da LIBRAS. Além do atendimento direto à criança na sala de aula, esses professores intérpretes também são responsáveis por adaptar materiais e conteúdos pedagógicos. Todo ano, a SMED conta com uma lista de professores devidamente aptos para esse atendimento com LIBRAS. A lista serve para organizar e agilizar o início do atendimento quando surge algum novo aluno que precisa.

Araucária também conta com o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Surdez (CMAEE-S), que, no momento, atende a 50 crianças, a grande maioria com comprometimento auditivo parcial. Também faz parte desse público do CMAEE-S os estudantes que não possuem deficiência auditiva, mas que são filhos de pais surdos que fazem uso da LIBRAS em casa. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), junto com a Língua Portuguesa, é registrada como língua oficial do país por meio da lei nº 10.436/2002. A comunicação em LIBRAS ocorre com gestos, expressões faciais e corporais.

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