Monumento, feito de concreto, é o maior da América Latina, segundo a prefeitura. Cidade do oeste do Paraná tem 11 mil habitantes. Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia tem 26 m de altura e atrai milhares de turistas
Com pouco mais 11,4 mil habitantes, a cidade de Itaipulândia, no oeste do estado, sedia na quinta-feira (12) a romaria em homenagem à padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
A imagem da santa tem 26 metros de altura e está no ponto mais alto da cidade, a comunidade Caramuru.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia vista iluminada à noite
Gilson Abreu/AEN
A expectativa da organização do evento - parceria entre a paróquia e a prefeitura da cidade - é de que pelo menos 100 mil pessoas passem pelo santuário nos 10 dias de homenagem.
A programação alusiva à santa iniciou em 3 de outubro com novenas diárias e se encerra com a romaria.
A seguir o g1 lista curiosidades sobre a cidade e sobre a festividade que movimenta a região oeste do Paraná.
Vigília que antecede romaria de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia reúne milhares de fiéis
Gilson Abreu/AEN
1. Os detalhes da imagem
2. A construção do monumento
3. A tradição da festa
4. Artesãs
1. Os detalhes da imagem
Projetada pelo arquiteto Marcelo Francalassi, a imagem de 26 metros de altura é a maior da América Latina feita totalmente em concreto, segundo a Prefeitura de Itaipulândia.
A imagem considerada oficial pela Igreja Católica possui um manto de quase 100 metros quadrados cravejado de pastilhas e vazado com algumas estrelas.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia possui entrada com desenho do mapa do Brasil
AEN
A parte interna tem 80 metros quadrados e possui acabamento em mármore.
No local está um pequeno altar com uma imagem da santa onde é possível fazer orações. A entrada do monumento possui a forma do mapa do Brasil.
2. A construção do monumento
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia foi construída nos anos 2 mil
Paróquia De Itaipulândia
Inaugurada nos anos 2.000, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi construída para celebrar os 500 anos do Brasil e também em homenagem aos primeiros moradores da cidade.
Antes de se chamar Itaipulândia, o município era conhecido como Aparecidinha do Oeste por causa da devoção dos pioneiros que chegaram à localidade - onde está atualmente o monumento - nos anos 60 com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A cidade mudou de nome devido à construção da Usina de Itaipu que inundou parte da cidade que antes de ser emancipada em 1992 pertencia a São Miguel do Iguaçu, também no oeste do Paraná.
Naquele tempo, a futura cidade organizou-se em torno de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo fundador do povoado. Por isso, o lugar foi batizado de Aparecidinha do Oeste.
O nome oficial só começou a ser forjado na década seguinte, época em que a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu fez inundar metade das terras cultiváveis da localidade.
3. A tradição da festa
Na área interna do monumento fiéis rezam para Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia
Gilson Abreu/AEN
A romaria em homenagem à Nossa Senhora Aparecida está na 18ª edição, mas a tradição das orações no local data dos primeiros moradores, conforme informou a paróquia do município.
Após a construção do monumento, grupos passaram a se reunir no local para orações e vigílias à santa. Com isso, surgiu a ideia de iniciar a romaria.
Nos dias que antecedem a festividade, os chamados romeiros fazem uma peregrinação a pé em direção à imagem da santa partindo de cidades como Foz do Iguaçu, a 75 quilômetros de distância.
Segundo a paróquia, o monumento "significa a expressão de fé dos munícipes e proteção para a cidade, pois ela fica voltada para o município".
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia fica localizada na área mais alta da cidade
Prefeitura de Itaipulândia
Ano a ano a festa tem crescido e atraído fiéis de diferentes regiões do Paraná e também de outros estados.
Com isso, a paróquia afirma que está em curso um projeto para construção do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida ao lado do monumento.
Quando concluído, o santuário será o maior Santuário Mariano do Paraná, afirmou a paróquia. Ainda não previsão para o início da obra.
4. Artesãs
Imagens de Nossa Senhora Aparecida feitas a partir de fibra de bananeira
Arquivo pessoal
Moradoras da comunidade São José do Itavo, na zona rural de Itaipulândia, Emília Ferreira Machado e a mãe Anália Lino Ferreira, produzem imagens de Nossa Senhora Aparecida iguais ao monumento da cidade há 10 anos.
Os materiais são confeccionados a partir da fibra de bananeira.
Durante o ano elas vendem a fruta, no período próximo à romaria, os pés que não produzem são usados para a confecção dos materiais que são comercializados na festa.
Unindo a fé ao sustento das famílias, elas contaram ao g1 sobre a arte compartilhada. Assista ao vídeo a seguir.
Artesãs produzem imagens de Nossa Senhora Aparecida iguais ao monumento da cidade
Quem também aproveita o período para vender produtos alusivos à santa é a terapeuta e artista plástica Nilce Vissotto.
Neste ano, ela inovou e criou velas aromáticas produzidas a partir de cera que fica depositada no monumento em homenagem a santa.
"Nossa Senhora sempre vem trazendo milagres nas nossas vidas. [...] Depois da pandemia reduziu muito as vendas e tive no meio do ano uma conversa com Nossa Senhora, porque pensei até em mudar daqui, não sei fazer outra coisa, com esse pedido a nossa senhora pedi que me iluminasse e me mostrasse o caminho e disso me veio essa inspiração de fazer essas imagens da santa", afirmou.
Os itens também estão à venda no local da romaria.
Velas aromáticas feitas a partir de cera deixada em santuário de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia
Prefeitura de Itaipulândia
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.