Se você gosta de petiscar e bebericar assistindo a um filme, confira essas dicas Seja sozinho ou em companhia, algumas noites são perfeitas para ficar no sofá assistindo a um belo filme, regado a bom vinho e, por que não, com uma pipoca quentinha para acompanhar. Alguns cinemas inclusive contam com carta de vinhos e menu de comidas, como hambúrguer e, claro, pipoca.
Sabemos o que você está pensando: abrir uma garrafa de vinho para harmonizar com pipoca é um desperdício. Mas, independentemente da pipoca, você não ia tomar uma tacinha mesmo assim? Então, por que não aproveitar um petisquinho para tornar a experiência ainda mais prazerosa?
A combinação entre vinho e pipoca pode parecer inusitada, mas praticamente não há comida que resista a uma boa taça do néctar de Baco. Ficou curioso? Veja quais rótulos harmonizam bem com o petisquinho.
Pipoca salgada
Por ser frita e salgada, esta pipoca pede vinhos jovens, refrescantes e com boa acidez. Não se deixe assustar por essa palavra: acidez não significa que a bebida é azeda, mas indica a característica que faz sua boca salivar, ajudando a limpar o paladar da fritura e gordura.
Espumantes, brancos sem por barrica e rosés leves são as melhores opções para acompanhar as diversas versões de pipoca salgada, inclusive as que levam bacon frito ou lemon pepper. Confira essas dicas de rótulos:
Espumante 3B Blanc de Blancs
Espumante 3B Blanc de Blancs
Um autêntico espumante da renomada enóloga portuguesa Filipa Pato, produzido na região da Bairrada, em Portugal. O rótulo tem perlage delicado e apresenta aromas de frutas frescas, cítricas e leve mineralidade. No paladar, é especialmente fresco e cremoso.
Pouca Roupa Branco
Pouca Roupa Branco
Pouca Roupa Branco
Elaborado pelo renomado enólogo João Portugal Ramos, na região do Alentejo, em Portugal, este branco apresenta acidez muito bem integrada com a fruta. É um blend de três uvas: Sauvignon Blanc, Verdelho e Viosinho.
Monastério San Prudêncio Branco
Monastério San Prudêncio Branco
Elaborado com a uva Viúra, na região da Rioja, na Espanha, este branco apresenta aromas de frutas brancas frescas como maçã. Em boca, é seco, possui boa acidez, corpo leve e final refrescante.
Pipoca com manteiga
A cremosidade da manteiga sugere rótulos com uma boa untuosidade, isto é, aquela sensação de a bebida preencher toda a boca. O Chardonnay costuma ser uma ótima opção, pois esta uva se presta bem ao amadurecimento em contato com as leveduras e à passagem por barrica, duas técnicas que conferem notas amanteigadas, de creme de leite e baunilha.
Veja três Chardonnay que combinam bem com pipoca amanteigada.
Carolina Reserva Chardonnay
Poucos vinhos chilenos extraem as qualidades da uva Chardonnay como o Carolina Reserva. Este branco de excelente custo-benefício apresenta aromas cítricos e de peras cozidas. No paladar, possui textura macia, acidez balanceada e um final equilibrado.
Norton Reserva Chardonnay
As uvas Chardonnay deste vinho branco argentino se originam no Vale do Uco, em Mendoza. Apresenta grande intensidade aromática, com destaque para frutas tropicais, e notas amanteigadas, de pão torrado e de fermento. Em boca, é sedoso e equilibrado.
Porteño Chardonnay
Vinho branco elaborado com uvas Chardonnay, em Mendoza, Argentina. Apresenta aromas de frutas brancas, como maçã verde, e tropicais, como abacaxi. Em boca, possui boa estrutura e equilíbrio, além de saboroso final.
Pipoca doce
A pipoca doce, seja caramelada ou de chocolate, só para citar as duas versões mais comuns, pedem vinhos de sobremesa, como colheita tardia e espumante doce. Ao harmonizar vinho com comida doce é sempre bom lembrar que a bebida precisa ter dulçor superior ao alimento. Esses são três vinhos que combinam bem com pipoca doce.
Vinho Frisante Bacio Della Luna
Vinho Frisante Bacio Della Luna
Elaborado no Trentino, região ao norte da Itália, este vinho branco frisante tem aroma de frutas brancas e, em boca, é doce e refrescante.
Santola Rosé
Santola Rosé
Santola Rosé
Um vinho levemente frisante da região de Beiras, em Portugal, este rosé apresenta caráter jovem, com aromas que lembram morangos e framboesas. No paladar, é fresco e adocicado.
Espumante Asti DOCG Dolce Millesimato Truffle Hunter Leda
Espumante Asti DOCG Dolce Millesimato Truffle Hunter Leda
Vinho espumante doce elaborado pelo método Asti com a uva Moscato, na região do Piemonte, no norte da Itália. Amadurece por 3 meses para maior complexidade. Elegante, macio e com notas frutadas e florais.