Nesta segunda (9), conforme Defesa Civil, nível de rio estava cinco vezes acima do normal. Mais de 195 famílias foram atingidas. Moradores são resgatados após enchente em Rio Negro
Um sistema de monitoramento ajudou a Prefeitura de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a mapear a cheia do rio e conseguir alertar, com antecedência, os moradores de áreas de risco.
A cidade já foi castigada pelas enchentes outras vezes. Nos últimos dias, o monitoramento permitiu que as famílias que quisessem pudessem receber ajuda a tempo de retirar os pertences das casas.
"Esse estudo comparativo nos ofereceu essa expertise de mapear as áreas ou os pontos vulneráveis do nosso rio e uma equipe foi, antecipadamente, avisando as pessoas que em tal momento eles teriam que estar com as mudanças prontas que o rio iria subir", explicou a Defesa Civil.
O nível normal do rio fica em torno de 2 metros. Na noite desta segunda-feira (9), o monitoramento da Copel indicava que a medicação já ultrapassava os 10 metros. A água chega a bater no telhado de algumas casas (veja o vídeo acima).
? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
? Siga o canal do g1 PR no Telegram
A prefeitura cadastrou ao menos 195 famílias que vivem em áreas de risco. Dessas, 110 foram retiradas de casa - parte foi para casas de amigos ou parentes e o restante foi para dos abrigos públicos.
"Eles foram lá e alertaram a gente, que era para nós sairmos, porque senão ia ter problema depois. Daí já veio, o caminhão já trouxe as coisas e daí à tarde já estava arrumando, eu com a minha filha, todas as mudanças. Aí deu tempo de tirar tudo graças a Deus, né? É muito difícil sair de casa, mas tem que ouvir o apelo das autoridades", contou uma das abrigadas.
Famílias abrigadas em Rio Negro
RPC Curitiba
LEIA TAMBÉM:
Bombeiros resgatam 50 pessoas de barco após estragos provocados por chuva em Pitanga
Governo do Paraná vai fazer contrato emergencial para reconstruir asfalto que cedeu na PR-151, diz secretário
Novas imagens mostram motorista na contramão antes de subir em calçada e atropelar pedestres na praça Tiradentes, em Curitiba
Imagens do desastre
Imagens aéreas mostram casas em Rio Negro quase totalmente cobertas pela água nesta segunda. Veja:
Por conta das chuvas, o município declarou estado de emergência, medida que diminui burocracias e aumenta a capacidade de governos responderem a situações críticas, como desastres naturais.
Em Rio Negro, água chegou ao teto de algumas casas
Denilson Beltrame/RPC
Bairro ficou debaixo d'água em Rio Negro
Denilson Beltrame/RPC
Bairro ficou debaixo d'água em Rio Negro
Denilson Beltrame/RPC
Leia também:
VÍDEO: Estrada parte ao meio durante temporal
Balanço: Chuvas deixam cinco cidades no Paraná em situação de emergência
Locais: Temporais interditam rodovias no Paraná
Doações
Nesta segunda (9), donativos devem ser enviados para Rio Negro pela Defesa Civil do estado.
A população pode contribuir com doações de alimentos não perecíveis, cestas básicas, água, roupas em bom estado de conservação, calçados, cobertores, itens de limpeza e de higiene pessoal.
Veja, abaixo, locais de arrecadação em Rio Negro:
Secretaria de Assistência Social (prédio do antigo Fórum)
Ginásio de Esportes José Müller
Sesc Senac (bairro Estação Nova)
ACI (bairro Bom Jesus)
Corpo de Bombeiros
Subprefeitura do Lageado dos Vieiras
VÍDEO: os mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.