Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1

Urutau nasce em parque no PR; reprodução da espécie em cativeiro é inédita no país, afirma instituição

.


Nascimento foi no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, na quinta-feira (5), Dia Nacional da Ave. Neste fim de semana moradores da cidade no oeste do paraná não pagam entrada no parque. Urutau nasce em parque fechado no Paraná; reprodução é inédita

Urutau nasce em parque fechado no PR; reprodução da espécie em cativeiro é inédito no país

Um urutau (Nyctibius griseus) nasceu na última quinta-feira (5) no Parque Das Aves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A reprodução da espécie em cativeiro é inédito no país, segundo a instituição. Assista ao vídeo acima.

O nascimento ocorreu coincidentemente no Dia Nacional da Ave, data comemorativa instituída em 12 de setembro de 1968, para promover a conservação das aves e de seus habitats.

? Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A ave de hábitos noturnos, não é rara, mas é difícil de ser vista porque se camufla em troncos de árvores. Veja outras caraterísticas mais abaixo.

Urutau nasce em parque fechado no PR; reprodução da espécie em cativeiro é inédito no país

Parque das Aves

Conforme o parque, os pais do filhote estavam incubando o ovo há mais de 30 dias no recinto onde vivem, que fica na área do parque conhecida Encantos da Noite.

Segundo a equipe técnica do parque, antes deste, oito ovos não férteis já tinham sido registrados em 2021 e depois um ovo fértil em 2022, por isso foi montado um monitoramento do casal para que o ovo eclodisse.

Atualmente vivem no Parque das Aves cinco urutaus.

Devido ao aniversário do Parque, moradores de Foz do Iguaçu terão entrada gratuita no local no sábado (7) e domingo (8) mediante apresentação de documento pessoal e comprovante de residência.

Sobre o urutau

Urutau visto em área verde Foz do Iguaçu

Gilvana Giombelli/g1 PR

Com ocorrência em todo o Brasil, incluindo áreas de Mata Atlântica, a ave possui hábitos noturnos e durante o dia se camufla em troncos para se proteger de predadores, afirmou o coordenador do projeto de observação de aves Birdwatching Foz, Fabrício Vilela.

"O urutau é uma ave noturna e migratória, que se reproduz por aqui na primavera e verão e no inverno viaja para a região da Amazônia. Insetívoro (como insetos), se camufla nos troncos como uma forma de se proteger dos predadores", afirmou o especialista sobre a espécie.

A ave que possui grandes olhos amarelados e colocação marrom que se camufla em trocos, possui canto característico.

Um macho adulto pesa entre 160 e 190 gramas e chega a alcançar 37 centímetros de comprimento, por outros 85 de envergadura.

O nome urutau tem origem guarani e vem da junção de guyra (ave) + tau (fantasma), devido a sua capacidade de se camuflar.

VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR

Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!