A Escola Ecológica Bom Jesus da Aldeia é um exemplo de instituição que começou a destinar os seus resíduos orgânicos para a compostagem e tirou diversos benefícios da prática Veja quais são os benefícios da compostagem para as escolas
RPC/Composta Mais
A Composta+ é uma empresa de gestão de resíduos que faz a coleta, transporte e tratamento dos "lixos" orgânicos de seus clientes, sejam estabelecimentos ou residências. Com atuação em Curitiba e região, ela já realizou a compostagem de mais de 9,2 toneladas de resíduos, coletados em mais de 1.300 clientes.
Um desses clientes que encontrou o equilíbrio ideal entre sustentabilidade e lucro junto com a Composta+, é a Escola Ecológica Bom Jesus da Aldeia. Elizabeth de Almeida, gestora pedagógica, conta como foi o processo de decisão e quais foram os resultados obtidos com a parceria. Confira!
Escola com propósito sustentável
A preocupação com a sustentabilidade está presente até mesmo no nome da instituição. Para além dele, a escola ecológica leva a preservação e o contato com a natureza como principal valor e trabalha a educação ambiental com crianças do 4° até o 9° ano. A gestora explica que esse foi o fator chave para que a escola repensasse a gestão dos seus resíduos orgânicos.
Com o formato de ensino integral, a escola fornece três refeições diárias aos alunos e aos funcionários, que somam quase 900 pessoas. Por conta dessa demanda, a escola produz cerca de 6 mil kg de resíduos orgânicos por semana.
Quando encontraram a Composta+, eles perceberam que a proposta da compostagem não só resolvia a necessidade da destinação dos orgânicos, como também reforçava o trabalho de sustentabilidade que é feito com os alunos. Foi a oportunidade de, mais do que ensinar, se tornar um exemplo para a nova geração.
Veio de encontro ao nosso trabalho pedagógico, não somente à nossa necessidade de descarte dos resíduos orgânicos.
Ainda, as recompensas mensais da Composta+ também se tornaram oportunidades para aprimorar a entrega didática da escola. O adubo orgânico e as mudas de hortaliças são destinados à horta mantida pelos alunos. Com a orientação necessária, as crianças aprendem a cuidar do meio ambiente, acompanham o crescimento de novas plantas e aumentam a sua conexão com a natureza.
Horta da Escola Ecológica Bom Jesus da Aldeia é mantida com adubo provido pela compostagem
RPC/Composta Mais
Resultados que a compostagem trouxe para o Bom Jesus da Aldeia
No dia a dia da instituição, as vantagens da destinação à compostagem foram muito além de fortalecer o propósito. Alguns dos resultados mais benéficos foram:
Diminuição dos sacos plásticos utilizados. Segundo a gestora, houve uma economia de praticamente 90% com esse material. Como a Composta+ oferece bombonas higiênicas para o descarte dos resíduos, a utilização dos sacos pretos de lixo caiu drasticamente.
Manuseio e higienização mais simples. Os funcionários da cozinha e da higiene relatam a facilidade que as bombonas trouxeram para a operação. A Composta+ fica responsável pelo manuseio e limpeza do dispositivo e a equipe da escola ganha mais tempo para outras demandas.
Bombonas da Composta Mais facilitaram o dia a dia da Escola Ecológica Bom Jesus da Aldeia
RPC/Composta Mais
Como um todo, a parceria, que começou em janeiro de 2023, já trouxe como resultado mais de 25,2 toneladas de resíduos orgânicos destinados corretamente. Esse, para a gestora pedagógica, é o grande valor do trabalho que a escola vem fazendo com a compostagem. Veja mais:
Case de Sucesso: Escola Ecológica Bom Jesus da Aldeia e a compostagem
? Conheça os planos empresariais da Composta+