Confira exemplos de medidas sustentáveis dentro de um restaurante e saiba como aplicá-las ao seu negócio Restaurante em Curitiba é exemplo de como viabilizar um negócio sustentável
RPC
O apelido "cidade verde" não é à toa, a sustentabilidade já é uma realidade em Curitiba. E para além das práticas do setor público e dos moradores da capital, empresas e organizações curitibanas também estão se tornando, cada vez mais, exemplos a serem seguidos.
O ESG e a cobrança da sociedade quanto à responsabilidade ambiental e social a muito tempo deixaram de ser uma tendência e passaram a ser um ônus. Esse movimento, no entanto, vem fazendo com que os empreendimentos, mais do que apenas se adaptem às medidas obrigatórias, tragam a sustentabilidade como propósito.
Um exemplo é o Restaurante Mezmiz, de culinária libanesa. O estabelecimento se destacou pelas suas práticas e, no Prêmio Bom Gourmet 2023, ganhou a indicação na categoria Negócios Gastronômicos Sustentáveis. Saiba mais, a seguir.
Como aplicar a sustentabilidade em um restaurante?
A chef Vaneska Berçani, proprietária do Mezmiz, explica que é possível encontrar oportunidades de aplicar a sustentabilidade em cada detalhe. Em seu restaurante, as medidas ecológicas vão desde os detalhes da arquitetura até as práticas diárias. Conheça algumas dessas aplicações:
Reaproveitamento de resíduos: os resíduos gerados na construção do restaurante foram reaproveitados para a própria obra.
Instalação de telha termoacústica: o material escolhido melhora o isolamento térmico do local e, como consequência, diminui o uso do ar-condicionado.
Projeto que favorece a luz natural: as janelas foram pensadas para que o ambiente tenha mais iluminação natural, reduzindo a necessidade de ligar a luz durante o dia.
Captação da água da chuva: métodos de captação da água foram pensados para que o recurso pudesse ser reutilizado na operação do restaurante.
Escolha correta de embalagens: os materiais escolhidos para o delivery e para o dia a dia do estabelecimento foram as opções mais sustentáveis e viáveis encontradas.
Destinação para a compostagem: com o alto volume de resíduos orgânicos gerados em negócios gastronômicos, para realizar uma gestão de resíduos correta, o restaurante destina tudo para a compostagem.
A compostagem é uma aliada aos restaurantes
A destinação dos resíduos orgânicos para compostagem é uma medida que cria um ciclo sustentável para os alimentos. Os restos que antes seriam destinados para os aterros sanitários, ao serem compostados, se transformam em adubo orgânico. Assim, além de evitar a poluição e a superlotação de aterros, o adubo ainda serve como nutrientes para novas plantas.
Não tem porque a gente pensar só nas futuras gerações. Temos que pensar no agora, afinal já estamos sofrendo os impactos hoje em dia.
Essa prática ESG é uma combinação perfeita para restaurantes e negócios gastronômicos, que possuem alto nível de descarte orgânico. E, ao contrário do que parece, exige pouco e quase nenhum esforço por parte dos estabelecimentos. Isso porque, é a Composta+ que faz toda a coleta, transporte e compostagem.
Bombonas da Composta+ facilitam o dia a dia de restaurantes em Curitiba
RPC
A empresa curitibana de gestão de resíduos orgânicos fornece bombonas higiênicas para os seus clientes, que tem como função, unicamente, descartar os seus resíduos. Esse processo facilita a operação e resolve diversos problemas que os estabelecimentos possuem com o lixo. Ainda mais, diminui em muito o impacto negativo no meio ambiente.
Conheça o dia a dia de uma restaurante com a Composta+
Estúdio C visita restaurante sustentável em Curitiba
? Saiba mais sobre a compostagem empresarial