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Contornos Sul e Norte serão duplicados

Pela primeira vez, esses trechos serão concedidos à iniciativa privada, marcando um novo marco na expansão e modernização das estradas paranaenses.


Foto: Walter Alves / Portal Invicta1

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a publicação do aguardado edital do Lote 1 das novas concessões rodoviárias no Paraná. Com o intuito de trazer melhorias significativas para a infraestrutura viária da região, esse edital inclui projetos ambiciosos que prometem transformar o Contorno Norte e o Contorno Sul de Curitiba. Pela primeira vez, esses trechos serão concedidos à iniciativa privada, marcando um novo marco na expansão e modernização das estradas paranaenses.

Segundo informações divulgadas pela ANTT, a previsão otimista é que o contrato para essas obras seja assinado até o final deste ano. As intervenções em questão têm previsão de início após o terceiro ano de vigência do contrato de concessão.

O projeto ganha vida como parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura rodoviária do estado do Paraná. A série de reportagens da Agência Estadual de Notícias (AEN) destaca os principais aspectos do Lote 1 das novas concessões rodoviárias, incluindo não apenas os Contornos Norte e Sul de Curitiba, mas também melhorias na BR-277, na Região Metropolitana de Curitiba, e na ligação entre Ponta Grossa e Prudentópolis.

O Contorno Norte de Curitiba, conhecido como PR-418, abrange uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Este trecho crucial será completamente duplicado, com um total de 20,53 km de extensão, indo desde o entroncamento com Colombo até a já existente pista dupla próxima ao trevo para Campo Largo.

Além da duplicação, o projeto inclui a adição de 780 metros de faixas adicionais em dois segmentos estratégicos. A primeira adição será na passagem superior do viaduto para Campo Largo, com duas faixas, e a segunda na passagem superior do viaduto no entroncamento para Almirante Tamandaré, com uma faixa.

Entre as obras de arte especiais (OAEs) programadas, destacam-se dois novos viadutos do tipo diamante, substituindo os atuais trevos. O primeiro, localizado no km 6+920, substituirá o trevo da Coopercarga, e o segundo, no km 12+520, substituirá o trevo da Rua das Amoreiras. Além disso, duas novas trincheiras serão implementadas, uma no km 1+330, no término da pista dupla, e outra no km 17+890, substituindo uma estrutura já existente.

O projeto abrange diversas outras melhorias, incluindo uma passagem de fauna entre os km 11 e 12, além da construção de uma caixa de contenção de líquidos perigosos no cruzamento com o Rio Tanguá e outros cursos d'água.

O Lote 1 das concessões também abarca projetos de expansão e aprimoramento da BR-277, ligando Curitiba ao Trevo do Relógio, em Prudentópolis, bem como melhorias nas rodovias PR-423, PR-427 e BR-476 na Região Metropolitana de Curitiba, e na BR-373, entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio. Com um investimento estimado de cerca de R$ 7,9 bilhões, estas obras abrangem 473 quilômetros ao longo dos primeiros anos do contrato de concessão. O leilão para o Lote 1 está agendado para o dia 25 de agosto, marcando um passo importante para o progresso das infraestruturas rodoviárias do Paraná.

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